CEIP

CEIP

(Certificado Especial de Identificação e Produção)

O CEIP é o documento outorgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e atesta que o animal portador passou por criterioso processo de avaliação genética e apresentou-se superior geneticamente. Estatisticamente, estes animais apresentam potencial genético melhorador e são certificados quanto a sua superioridade genética e origem de produção. No mercado, machos e fêmeas são valorizados em virtude do seu grande diferencial produtivo.

O CEIP é emitido apenas para os animais até 30% superiores de cada safra avaliada. 

 

 SELEÇÃO BEM FEITA, RESULTADO GARANTIDO!

 

O fenótipo do animal, ou seja, aquilo que usualmente se coleta como informação, é uma somatória de efeitos genéticos, ambientais e também de uma interação entre eles. Decisões baseadas exclusivamente em informações fenotípicas são fortemente influenciadas pelo ambiente de criação, portanto, mais sujeitas ao erro. Nesse cenário, a avaliação genética tem por objetivo minimizar o efeito ambiental e estimar o que existe de efeito genético no resultado obtido. Esse efeito é apresentado na forma de DEP, Diferença Esperada na Progênie.

Para a cálculo das DEPs todas as informações são sistematicamente coletadas, safra após safra, e organizadas em um banco de dados central. Este volume de informação possibilita uma predição acurada do valor genético dos animais avaliados, para que o criador possa tomar decisões com muito mais segurança. 

Após os resultados das avaliações genéticas, os animais candidatos a receber o CEIP são novamente vistoriados por técnicos qualificados para avaliação de características fenotípicas que impactam a funcionalidade, adaptação e comercialização das futuras gerações.  Caracterização racial, aprumos e harmonia também são avaliados e apenas os animais aprovados recebem o CEIP.

 

Baixar lista de animais Ceipados das últimas safras

(19) 99694-0312 | juliana.sesana@paintmga.com.br